Dandara versus Lacraia Monstro

 


    O edifício amaldiçoado estava repleto de maldições de diversos níveis. Eu contei sobre uma delas no post anterior, a Lacraia Monstro. Gostei de frisar o modo como a criei, e falei sobre a inspiração e as referências para a sua criação.

A partir daqui contém Spoiler sobre o capítulo 3

    Acontece que não havia apenas uma maldição lacraia naquele prédio. Eram várias lacraias monstruosas comedoras de pessoas. A Dandara teve de lidar com todas elas.

    Em uma cena em específico, uma das lacraias tentou devorar Dandara, a pegando desprevenida. Mas a feiticeira é habilidosa, já sabia o que o monstro pretendia fazer. Então, com rapidez, ela ajoelhou, se deitou no chão, e atirou na cabeça da criatura, para matá-la com uma explosão depois.


    Eu amei o processo de criação dessa cena, tanto a parte da imaginação, quanto a parte prática, a escrita. Somente depois, que eu tive a maravilhosa ideia de recriar a cena com uma arte digital usando o Photoshop.

    A princípio, a ideia era desenhar somente a lacraia que mostrei no post anterior. Inclusive comentei que desenhar a extensão do inseto era complicado graças a perspectiva. Por isso utilizei uma espécie bem peculiar de tripé que tem forma de centopeia. Coloquei o objeto na posição desejada, depois bati algumas fotos dele. Essas fotos serviram como referência para desenhar o esboço que eu precisava.

    Foi exatamente nesse momento que eu me lembrei da cena em questão e dos meus bonequinhos body kun e body chan. Body kun e body chan são pequenos manequins que imitam Action Figures que são usados para criar referencias. Nessa arte utilizei apensa o Body Chan, que é o manequim feminino para representar a Dandara.

    Coloquei a bonequinha em uma posição em que fosse possível que ela atirasse no inseto e assim acabasse com ele. O Body Chan, não é tão flexível quanto eu gostaria, além de ser frágil. Tão frágil que não consegui colocar a arma na mão dela. Ainda assim, consegui o cenário que mais tarde se tornaria a referência para uma arte que representasse uma cena tão interessante da fanfic.

Tripé em forma de centopeia e Body Chan

    Eu fiquei tão empolgada por utilizar meus “brinquedinhos” nesse processo que nem percebi um pequeno erro. Quem comentou sobre ele foi meu amigo (Rodolfo Stefano).

    Eu esqueci de calcular em qual mão estaria a arma dela. Se a Dandara sou eu, então ela deveria usar a mão direita. Afinal, eu sou destra. Mas a Dandara sou eu em um universo paralelo, onde as circunstâncias de vida e ambiente poderiam fazer dela uma pessoa ambidestra. Não por genética, mas por sobrevivência. Sem contar que ela pode usar duas armas ao mesmo tempo.

    Então, acredito que não tem muito problema eu ter feito a arte com a arma na mão esquerda. Mesmo assim, eu considero um erro, pois o coldre também está do lado esquerdo e a personagem ainda não evoluiu o suficiente para usar apenas a mão esquerda como se fosse canhota. O erro estava lá no início quando montei o cenário para a referência. Prometi prestar mais atenção nesses detalhes.

    Mas, enfim, voltado a arte em si. O primeiro desafio foi a lacraia. Eu não queria desenhar ela do zero outra vez. Pensei em usar a arte anterior com algumas modificações e, talvez assim, simplificar o processo, mas tive de desenhar algumas partes da lacraia desde o início, e usei apenas algumas camadas da arte anterior.

Primeiro Rascunho
Line Art

Cores Base

    Por causa dessa dificuldade, optei por fazer menos segmentos no corpo da maldição, assim simplificando o desenvolvimento. Depois, usei as mesmas amostras de cores. Ficou maravilhosa.

    Mas com um bônus, um detalhe a mais. A baba na boca da criatura. Desde pequena que eu adoro desenhar coisas gosmentas dos mais diversos tipos. Para dar essa aparência viscosa, usei um pincel macio e uma cor clara, próxima do branco. Diminui a opacidade da camada para criar a transparência. Depois adicionei alguns detalhes para fazer o brilho.


Detalhe da baba na Boca da Lacraia

    Pronto! Eis a lacraia monstro salivando para devorar a feiticeira. Eu amei o resultado. Ficou lindo demais. Quero fazer mais babas ou coisas gosmentas em artes futuras.


Lacraia Pronta
    Agora veio o desafio real, desenhar a Dandara na posição da boneca. Desafiador sim, mas muito divertido também.
Primeiro Rascunho


Segundo Rascunho

    Na verdade, não foi tão complicado assim, pois eu tinha salvado as amostras de cores. A arma desenhei sem referência e ficou melhor do que eu esperava. O detalhe do tiro, a bala e as faíscas são imagens em PNG que baixei do site PNGWing.com.


Dandara Completa

Detalhes do Rosto

Arma Finalizada

    Eu amo a Dandara e amo desenhar ela. 💖

    Para o Background eu queria algo que lembrasse a cena. Dandara, Alex e as milhares de maldições estão dentro de um prédio “abandonado” e escuro. Baixei uma imagem de uma parede com a porta no Adobe Stock, adicionei algumas texturas para que o lugar parecesse sujo e antigo. Adicionei mais uma camada de cor sólida azul escuro, depois diminui a opacidade e mesclei a camada para multiplicação, o que resultou nesse ambiente escuro.

    Fiz a mesma coisa com os personagens, utilizei uma camada de cor solida azul escuro com as mesmas alterações do background, porém utilizei um pincel macio na máscara da camada e apaguei a cor em algumas partes dos personagens, o que deu uma ideia de luz que adentrava pela porta.


Resultado Final

    O resultado foi surpreendente. A única coisa que realmente me chateou foi eu não calcular a mão em que estava a arma.

    E você, o que achou da arte? E do capítulo? Deixe a sua opinião, sugestões e críticas nos comentários.

    Nós nos veremos em breve.

    Um beijo.

    💋💕


Comentários